Candomblé em Portugal: A FENACAB Portugal junta a sua voz ás manifestações de pesar pela morte da Egbomi Cidália de Iroko


O Candomblé Mundial perdeu uma das suas maiores figuras, na vertente de Lesse Òrísá: Cidália Barbosa Soledade, ou como era conhecida entre o Povo de Santo, Egbomi Cidália de Iroko. Filha do Gantois e a mais antiga filha de Iroko que se tenha conhecimento em todo o Brasil, mulher sábia e serena, de voz cadenciada e dotada de um grande conhecimento do culto, Egbomi Cidália de Iroko,faleceu aos 83 anos de idade.

Egbomi Cidália, nasceu na cidade de Salvador, Bahia, em 19 de fevereiro de 1930. Èra conhecida como a “Enciclopédia” do Candomblé, por possuir um grande repertório de conhecimentos dessa religião afro-brasileira. O nome Ebomi vem em recorrência do seu cargo no Ilê Iyá Omin Axé Iyá Massê – O Terreiro do Gantois, completando em Outubro de 2011, 70 anos de vida religiosa.

Grande parte desse período foi dedicado a manter as tradições culturais e religiosas da nossa matriz africana, através da sua actuação em diversas entidades, como por exemplo o Conselho do Desenvolvimento da Comunidade Negra – CDCN, fazendo palestras, seminários e conferências em espaços académicos com uma linguagem fácil e contagiante, perpetuando as raízes que amava e defendia, com sua vasta e brilhante memória.

A Fenacab – Coordenação Internacional de Portugal, através da sua representante ANACAB – Associação Nacional dos Cultos Afro-Brasileiros, vem-se junta ao luto de todo o Povo de Santo, em honra deste baluarte das Religiões Afro-Brasileiras em geral, e do Candomblé em particular, enviando os sentidos pêsames tanto à sua família de sangue como à sua família de santo.

Que Olorun a tenha no seu regaço.

Fenacab – Coordenação Internacional de Portugal

Anacab – Associação Nacional dos Cultos Afro-Brasileiros

~ por Candomblé em Portugal - Ilé Asé Omim Ogún em Março 23, 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: