Candomblé em Portugal: Terreiro de Umbanda em Portugal Vandalizado


Foi com espanto e consternação que nos deparámos com este comunicado de Pai Alvarinho de Ogum no Facebook.
Pará nós, é inconcebível que situações desta natureza tenham lugar no Sec. XXI e num Estado Laico, estado esse presumivelmente constituído por cidadãos respeitáveis e respeitadores, onde a liberdade de cada um deveria sempre acabar onde começa a do próximo.

Ao Pai Alvarinho de Ogum e a todo o corpo mediúnico do seu terreiro, um abraço de força e Asé, no melhor sentido da palavra, esperando que essa força o ajude a cerrar fileiras na reparação dos estragos físicos, psicológicos e religiosos causados por tal barbárie.

E, a ser verdade que tamanha atrocidade tenha sido cometida por alguém supostamente pertencente ao Povo de Santo (situação de tal forma escabrosa que nem queremos pensar que seja verdade), muito mais grave se apresenta esta situação. Porque se é condenável e inaceitável tal atitude ao comum dos mortais, a sua gravidade aumenta exponencialmente se de facto tais acções foram prepertadas por alguém que em teoria se diga espiritual e defensor do bom nome de Olorun e dos Orisás.

Abaixo, o comunicado do Pai Alvarinho de Ogum, inalterado, tal como foi publicado na sua página do Facebook:

http://www.facebook.com/terreiro.paiguine

Bábálórísá Jomar d’Ògún

Coordenador Internacional da FENACAB – Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro e

Presidente da ANACAB – Associação Nacional do Culto Afro-Brasileiro,sua representante legal.

Comunicado ao Povo de Santo

Prezados Irmãos do Axé:

Vimos desta forma comunicar, após termos pensado seriamente em fazê-lo…que no dia 25 de Dezembro de 2011, quando decidimos visitar nosso centro que se encontrava encerrado nessa altura…Encontrámos nosso Humilde Centro vandalizado…Os atabaques caídos…A comida de Xangô(amalá) do Orixá que lá se encontrava e o qual iríamos retirar para não criar contra-axé…encontrava-se espalhado nas paredes do nosso humilde Congá…O que denotou que foi feito por alguém que sabia muito bem o que estava fazendo! A firmeza de nosso chão, foi quebrada…A firmeza do Centro do Abassá também.

A firmeza da cumieira não quizeram tocar…Os assentos dos exús também não quizeram tocar…O restante é fácil descobrir…Muitas vezes, nossos piores inimigos estão dentro do Povo de santo…Porque Eles sabem como querer prejudicar um Irmão! Mas sempre existe a Lei do retorno!

Por isso, Irmãos, vos aconselho a terem cuidado com vossos Terreiros ou Centros…Para que igual ou identico não vos aconteça também…Depois gostam de alegar que os Irmãos não estão capazes de ajudar seus filhos… A luta continua…E já colocámos as autoridades alerta para possíveis represálias…Pois não destruímos os Centros de nossos Irmãos…mas também não iremos compactuar com esse tipo de vandalismos…Além disso, nossos vizinhos também já estão bem alerta para, de noite ou de dia, chamarem a quem de direito…

Eu, Pai Alvarinho de Ogum, jamais desisto de lutar pelos meus filhos, simpatizantes e assistentes…E de lutar para propagar os verdadeiros valores em que acredito…Para aqueles que vandalizaram meu humilde terreiro, só desejo que se lembrem que também têm um terreiro…E…sempre existiu e existirá a Lei do Retorno…

Pai Alvarinho de Ogum, Camba Sofia de Iemanjá e todo o corpo mediúnico de nosso Centro.

Ogunhê ! Eparrei Oiá! Kaô Cabiecilê! Odôfiabá!”

~ por Candomblé em Portugal - Ilé Asé Omim Ogún em Março 2, 2012.

3 Respostas to “Candomblé em Portugal: Terreiro de Umbanda em Portugal Vandalizado”

  1. Minhas palavras neste momento é de Forca e luta e continua sempre vigilhante e na fé nos Orixas meu abraco meus irmaos.

  2. Lamento de coração e muito me emociono ao tomar conhecimento de tal situação…DEUS concedeu-nos o LIVRE ARBITRiO para assim termos a liberdade de escolher o caminho com o qual temos afinidade…não há religião boa ou má(desde que seja religião de LUZ) todas desde que existam para Salvação são boas…por este motivo JESUS disse…TODOS OS CAMINHOS LEVAM HÁ CASA DE MEU PAI…Quem pratica ou semeia a maldade dela vai colher e nela vai chafurdar que nem porco quando chafurda a lavagem…JESUS também diz…AI DAQUELE QUE TOCA NUM DOS MEUS PEQUENINOS…MELHOR FÔRA QUE NÂO TIVESSE NASCIDO.(os pequeninos somos todos nós , pois ELE é imenso…)

  3. Q estranho,irmãos atacando irmãos,triste,mas temos que dar força e pedir aos Pais que ajudem a trazer harmonia e entendimento aos filhos da fé,axé!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: