Candomblé em Portugal: Orìsás regentes para 2012 – Previsões do Meridelogun (Jogo de Búzios) de Bàbálórísá Jomar d’Ògún


Página volvida, a do ano de 2011, eis que se avizinha 2012:

Ano em que o trabalho de um modo geral e para Portugal e outros países Europeus de um modo particular, terá de ser a alavanca que fará mover a inércia em que estamos mergulhados. Esta inércia, que transporta consigo muitas vezes a fome, desemprego, desentendimentos que sejam pessoais que sejam sociais ou até mesmo políticos, leva-nos a pedir ajuda e reconforto.

As tragédias climatéricas, produtos de egoísmos levados ao estremo durante décadas e décadas por gente desprovida de escrúpulos, que dificilmente nos tempos mais próximos e no ano que se avizinha se dissiparão, faz-nos pedir colo.

 Os perigos das possíveis desintegrações de comunidades humanas que se deveriam pautar pela promoção do bem comum, respeitando a individualidade de cada um, de cada país, sem perder de vista o bem de todos, faz-nos clamar por ponderação, banindo assim os egoísmos estéreis.

A eminente perseguição de grupos quer sejam religiosos ou outros, que promovam a vida ou o bem estar do ser humano, faz-nos implorar por uma mão amiga, por um coração que ame verdadeiramente os seus filhos.

Temos que acreditar que todo o esforço pedido em 2012 quer politicamente, quer socialmente ou pessoalmente a cada português, quer europeu e  a cada povo em sofrimento físico, psicológico, privado de dignidade ou desprovido de liberdade, é uma “noite escura” que será dourada de sol, de vida, de trabalho que dignifique cada ser humano, de alimento que sacie o físico e o espírito; e de crescimento integral da sociedade humana.

A acompanhar este objectivo que se deseja ver concretizado, mesmo se a médio e a longo prazo, apraz registar alguns pontos no globo menos obscuros, caso as pessoas continuem em primeiro lugar nas escolhas quer politicas quer sociais. Refiro-me à positividade da América Latina, especialmente no Brasil e em alguns pontos de África.

Para cada obstáculo, precisamos de um repouso; para cada gélida crise, precisamos da mão de alguém que nos aqueça o coração. Para cada “escuridão” precisamos de luz recompensadora. Luz que ilumine cada vontade e amortize o impacto que se prevê de certo modo duradouro!

Nada mais reconfortante poderíamos ter neste ano que se avizinha, que a protecção da doce mãe! Aquela que a todos nos abraça e nas sua águas límpidas nos lava de todas as águas: Mãe Osun (Oxum)! Que o seu brilho e a sua luz, possam dourar a nossa ofuscada penumbra.

A acompanha-la nos últimos 6 meses, temos aquele Orixá que sendo alegre, nos traz essa mesma alegria que necessitamos; que sendo jovem nos traz a jovialidade que nos faz ir sempre avante; que sendo um trabalhador caçador, nos ajuda não só a “caçar“ o que precisamos para o conforto do nosso físico, mas também o Asé (Axé) necessário que reconforta o nosso espírito; sendo ainda trabalhador pescador, nos ajuda a pescar em águas límpidas, afim de não nos deixarmos enganar por falsas promessas: Pai Logun Edé!

Apesar de termos a protecção destes Orixás, não se dissiparão os nossos problemas sociais , económicos e políticos; são no entanto uma almofada aonde nos reencontramos para ganhar novas forças e novo animo. Com fé em Olorum (Deus) e os Orixas, havemos de vencer! Que o brilho e o amor dos Orixas Osun (Oxum) e Logun Ode, possa transformar nestes anos de 2012 que se avizinha a nossa “noite escura” num dia pleno e radioso de sol.

Ara ye yeu mãe Osun , Loci Loci Logun Ode.

~ por Candomblé em Portugal - Ilé Asé Omim Ogún em Dezembro 16, 2011.

Uma resposta to “Candomblé em Portugal: Orìsás regentes para 2012 – Previsões do Meridelogun (Jogo de Búzios) de Bàbálórísá Jomar d’Ògún”

  1. Pai Jomar obrigada por nos tazer as previsões para o proximo ano 2012 Que todos os orixas nos proteja ….Que meu Pai XANGO e minha MÃE IANSA me liberte de todas as tristezas e me abençoe com os poderes pois que muito eu preciso……Que neste ANO 2012 seja um ano com a BENÇÃO DE TODOS OS ORIXAS…..Axxé…Olga do Porto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: